Yamaha FZX750 de 1992

Yamaha FZX750 de 1992
Tenho esta moto desde 1995. Modificações incluem motor FZR1000 Genesis de 1988 reconstruido, caixa 6 velocidades FZX750, bielas Bimota, jantes 17", Braço oscilante extra longo JMC, frente completa YZF750, carburadores de guilhotina Lectron de 40mm, escape completo competição 4-1, blah, blah, blah...

Acerca de mim

domingo, 22 de junho de 2008

Teste - Que raio de Motard és tu?


É comum pararmos num sinal vermelho e, quando olhamos para o lado estar um
tipo numa moto, que parece já ter nascido em cima dela. Por vezes esse tipo
tem um GSXR 1100 primeiro modelo, ou uma BMW com ABS e tudo, uma XR400 e um
capacete SIMPSON, ou um ULTRA COOL DUDE numa HARLEY de matricula americana, eu sei lá. Este teste foi desenhado de modo a avaliar que tipo de motard és,
e se causas essa impressão sempre que paras no semáforo.

QUESTÕES

Que sabes da tua moto?

Conheces a cilindrada exacta da tua moto?
• Sim, tem 6 cilindros
• Esta já deve ir nos 300 e tal cc's, por causa das rectificações, mas originalmente era uma dois e meio a dois tempos.
• Sim claro, é uma 900 mas RRR com Kit Dámejacto, e ponteira Yoshibumba
• A cilindrada não tem importância, o que interessa é o espírito da coisa
• Tem 1089 cm3, mas há um cilindro que tem uma diferença milimétrica.

Quando tiveste o ultimo furo:
• Chamei a assistência em viagem através do meu telemóvel Móquia
• Nunca tenho furos porque tenho bibe mousses
• Rebentou-se o pneu a mais de 360 à hora numa curva em gancho, mas com as minhas mãozinhas deu pa controlar a mota na boa
• Foi uma sorte parei mesmo ao pé dum bar onde havia cerveja Carona fiquei lá duas horas até passar um camião com um carregamento de pneus, depois troquei o vasilhame pelo carregamento.
• Reparei-o facilmente graças ao meu kit anti furos que comprei numa autoestrada da Alemanha o fim de semana passado

Um carburador:
• É uma peça que está sempre cheia de óleo e que suja as mãos, graças a Deus que a minha moto não deve ter isso.
• É muita sensível, está-se sempre a desafinar, todos os dias desmancho o meu
• Só é bom se for da marca Dámejacto.
• Um carb "hips" quê?
• É complicado estar aqui a explicar toda a mecânica concernente ao coração do motor, no entanto sempre digo que a alternativa é um sistema de injecção.

Mudar o filtro do ar é uma operação:
• Dificílima que só deve ser levada a cabo por técnicos da marca devidamente credenciados. Mas é muito bom para o ambiente, que está imenso na moda.
• Do meu dia a dia.
• Nunca mudo, nem uso, que é para o motor "respirar" melhor, ganham-se uns 10 cavalos ou mais. A única vez que usei, saiu pelo escape...
• Que leva pelos menos uma grade de cervejas a fazer e que nunca fica montado da mesma maneira
• Que faço de 50 mil em 50 mil ou seja quase todos os fins-de-semana

O velocímetro marca:
• 80 que é a velocidade que ponho no cruise control
• Não tenho velocimetro porque isso é peso a mais
• Pelo menos 40 km/h a menos que a velocidade real
• Em milhas
• 220 mas normalmente só ando a 120

O que sabes acerca do teu equipamento?

O teu capacete:
• É um DMW conversível em JET, modelo exclusivo, com exterior em cabedal e interior em seda da china desenhado pela Hughes Buço
• É um BOERERE com óculos e desenroladores
• É um SHONEI RRXRF800, mas a maior parte do tempo não uso
• É um alemão da 2ª Guerra com bicos em cima
• Tenho dois, com intercomunicadores e tudo

O teu blusão:
• É um Cristian Dehors, que comprei em Milão
• Alping Stare TT
• É um DámEsse completo, raspado nos cotovelos, joelhos e rabo
• É um com franjas feito à mão por índios Mojave
• É de Gordura, Coretex, Raintox e Plastix com 32 bolsos, forro e mangas destacáveis

As tuas luvas:
• São em genuína pele de Libelinha e Zebedeu
• Uso sempre dois pares, umas de descanso e outras com protecções
• Luvas? Isso é pós maricas.... A pele é muito melhor e não se gasta
• Não uso luvas, quando tenho frio bebo um trago da garrafa de Jeff Daniels que está no alforge da direita
• São quentes no Inverno, frescas no Verão e impermeáveis á chuva

Deslizar:
• É fazer ski nas férias de Inverno na Áustria
• É quando o pessoal desliza pelas ravinas abaixo
• É o que fazem os deslizadores que são acessórios essenciais nas deslocações casa-emprego, emprego-casa
• É o que acontece quando um tipo mistura bagaço com aguardente para ajudar a empurrar a tequilla
• É rolar numa auto-estrada francesa ou alemã a 170 à hora, logo às 8 da manhã num dia de sol em Maio

Malas de viagem para ti:
• Tem que ser Louis Vitelon, ou então não passam de reles sacos de supermercado
• É uma mochila com a ferramenta lá dentro
• É o saco de depósito com duas garrafas de óleo super mega sintético
• Tem que ser em cabedal preto, com tranças e bué da fechos cromados
• São indispensáveis no dia a dia

O que sabes acerca do motociclismo:

O Paris Dakar:
• É uma loja de pronto-a-vestir nas Amoreiras
• É o nirvana de qualquer motociclista que se preze
• É só para malucos
• É um percurso de bar em bar que começa no bar Paris e acaba no bar Dakar em Santiago de Compostela
• É uma prova desportiva para meninos que tem medo de ir de mota a Timboctu

Jerez de la Frontera:
• Lembra-me logo a feira anual de cavalos e artigos hípicos
• É ao pé duma reserva natural onde há percursos em terra bué da loucos
• É o nirvana de qualquer motociclista que se preze
• Lembra-me Xerez, que é uma bebida para aprendizes
• É um bocadinho antes de Cadiz que é onde se apanha o Ferry para África

Carbono é:
• Uma loja de moda frick no Chiado
• Um resíduo que fica nas ponteiras das 2 tempos
• Um material nobre de que são feitas as carenagens
• O que os camiões deitam do escape, se deposita na cara e só sai com uísque
• Um elemento da tabela química

Exocet:
• Acho que o nosso primo Nuno Rogeiro falou disso no outro dia
• Exocet nunca experimentei, mas Nack Nack ...
• É a minha RR a passar por eles...
• É um tipo de fogo de artificio usado pelos motociclistas nos países escandinavos para comemorar os aniversários dos clãs
• Acho que é um míssil, o que é que isso tem a ver?

Max Biaggi
• Com esse nome deve ser algum futebolista italiano...
• Italianos só conheço o Meoni
• É o calcanhar de Aquiles do Doohan
• Acho que é um mafioso qualquer
• É um piloto?...

O que sabes acerca das estradas por onde andas:

O teu destino nas últimas férias:
• A Cote d'Azur claro
• Serra da Lousã
• Ilha de Manx
• Concentração de Faro
• Timboctu

As melhores curvas:
• Não gosto muito de curvas, ainda o outro dia ia caindo
• São as dos bumpers
• As do Cabo da Roca
• Uma que há no Deserto do Arizona entre duas rectas de 200 milhas, e as da garrafa de vodka Resolut
• As da Cindy Crawford

Um sinal com um camelo:
• Reserva Natural do Kruger Park
• Bumpers
• Não sei nunca ligo aos sinais. A estrada é tudo
• Aproximação de zona de sede, parar urgentemente para beber qualquer coisa
• Timboctu à vista

Limite de 40:
• Quer dizer ... é bem ter moto depois dos 40
• Nos caminhos onde ando não há sinais
• Local muita perigoso, deve-se passar o mais rapidamente possível, a fim de evitar estar num sitio onde o pessoal só anda a 40.
• Oportunidade para parar e beber qualquer coisa até o sinal de limite se desvanecer
• Saída de auto-estrada

Um buraco:
• É um verdadeiro aborrecimento
• Nunca dei por eles
• É perigoso ir a 270 numa estrada com buracos
• É um sítio tão bom como outro qualquer para curtir uma ressaca
• É o dia a dia para quem anda de moto

O que sabes acerca dos outros utilizadores da estrada:

Um Porsche GT2:
• Deve ser meu primo
• Não faço a mínima, no mato há poucos
• É mais um obstáculo no caminho
• De certeza que vai lá dentro um tanso para pagar uns copos
• Deve ser um carro

Uma Sachs 50 GP:
• Deve ser um carro
• Deve ser uma mota de estrada
• Foi a minha primeira mota, mas estava kitada a 80 e dava 150
• É dum primo meu que é um bêbado do caraças
• São um perigo, a maioria está kitada a 80 e os donos tem a mania que dão 150

Uma brigada de trânsito:
• Uma oportunidade para mostrar a minha carteira Cegutti com os documentos
• Não faço a mínima, no mato há poucas
• Não há nada para ninguém, meto uma abaixo, saco um cavalo e a matrícula está dobrada
• Porcos... Passam a vida a multar-me só porque os meus espelhos são em forma de Cruz de Malta e a matrícula não se vê de um dos lados, e o escape é ruidoso, e os pneus não tem as medidas certas, e a marca da moto não coincide, e o selim do pendura é ilegal, e os faróis não são de origem, e o motor não está homologado, e aparentemente o balão acusa 4,5.
• Há uma à entrada de Portugal, na primeira descida após Vilar Formoso

Uma velhinha numa passagem de peões:
• Deve ser a tia Emília que a esta hora vai sempre tomar chá ao Tamariz
• No mato não há passagens de peões, só de gado
• Tempo de dar uns raters e fazer uns burnouts
• Se ela se distrai, roubo-lhe a carteira
• É sempre bom deixar passar, dá-se uma imagem boa das motos e dos motociclistas

Uma coluna motard:
• É o jantar anual, no Casino Estoril, do CPMM4C (Clube de Proprietários de Motos de Mais de 4000 Contos).
• É o pessoal a fazer tempo para controlar a hora certa nas 6 horas de Enduro
• Só vejo isso pelo espelho
• É pessoal baril a preparar-se para ir beber uns canecos valentes
• Porque é que andam sempre em sentido contrário ao meu?

RESULTADOS:

Não és um motard. És um Cocard. De qualquer maneira causas sempre boa impressão nos semáforos. O pessoal tem imensa inveja dos teus charutos Habanos Puros, e dos acessórios da Bong & Allaofundo que existem na tua moto. A tua moto preferida é uma Gordwing. Apesar de não saberes andar de moto, causas sempre boa impressão, pelo menos o teu livro de cheques causa.

Não és um Motard és um Moterra. O teu ambiente é a selva, selva mesmo. Quando uma vez na vida paras num semáforo da selva urbana, causas sempre boa impressão. O teu aspecto e o da tua moto despertam nos outros a inveja dos grandes espaços da aventura pura e dura. Para além de a saberes montar e desmontar em menos de meia hora com os olhos fechados. O facto da tua moto ser a dois tempos, arrancar sempre em cavalo, e mexer-se muita bem no meio do trânsito também ajuda. A tua moto de eleição é qualquer uma a dois tempos que tenha R e X no nome.

Não és um motard és um Die-Hard. O teu estilo agressivo causa sempre boa impressão. Os teus escapes ouvem-se a 12 quarteirões de distância, o que cria nos outros um enorme sentimento de expectativa. Como levas apenas 2 segundos e meio a aparecer, desde que és ouvido, os outros ficam sempre com a sensação de que és rápido para caraças. Sejamos sinceros neste capítulo não desiludes, é raro parares nos vermelhos. A tua moto favorita é o Space Shuttle.

BebeHard é que tu és. Toda a gente inveja o teu estilo, não por ti mesmo, mas pela quantidade dos úteis conhecimentos que possuis: cadastrados e presos evadidos. Nos bares ninguém se mete contigo. Não usas cadeado como todos os outros, mas também quem é que se iria atrever a roubar-te a moto? O teu nome do meio é Cirrose. A tua moto tem um dístico "Veículo movido a álcool: O condutor". Esta característica é útil porque permite sempre chegar á próxima bomba de gasolina. Quando te falta boose costumas meter com chumbo. Sim porque tu e a tua moto bebem sempre qualquer coisinha. A tua moto era se pudesses uma Hard Sitonit FLH GTL Extra Cruiser ST Special Edition, ou outra qualquer cujo nome não caiba no livrete.

Uncle Travelling Motard, é o teu nome. Sempre que paras num semáforo fazes questão de causar boa impressão. Os autocolantes nas malas provêem de lugares tão exóticos como as ilhas malvinas, os picos andinos, ou o mar sereno na lua. Todos os fins de semana visitas uma capital europeia. És o motard politicamente correcto, nunca foste visto a fazer uma manobra perigosa. A única transgressão que fazes é passar os limites de velocidade mas só nas auto-estradas. Por ano deves andar uns 7 ou 8 milhões de quilómetros. A tua moto é sem dúvida uma Bahn Eaterean.

(c) 1998, João Castel-Branco

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